quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HORMÔNIOS DO AMOR

Ocitocina e Vasopresina

A ocitociana e a vasopresina são pequenas moléculas peptídicas secretadas para glândula, pituitária e também por certos neurônios no cérebro dos vertebrados. A vasopresina e a ocitocina e/ou seus percursores bioquímicos são substâncias atuantes em algums processos fisiológicos, tais como a liberação de leite ( ocitocina) e a regulação da água(vasopresina) são bem conhecidas, porém seusefeitos comportamentais eram um tanto misteriosos até muito recentemente, quando foi descoberto que eles possuíam um papel importante em acentuar os comportamentos reprodutivos e em facilitar a formação de pares e os comportamentos parentais nos vertebrados, desde os sapos até os humanos.
A ocitocina também é simultaneamente secretada por ambos parceiros durante o ato sexual e pode ser medida em suas correntes sanguineas. Esta produção paralela de ocitocina acentua o funcionamento sexual de mamíferos machos e fêmeas, e foi postulado que a ocitocina têm um papel na ereção humana, bem como no desejo e , que a liberação simultânea de ocitocina por parceiros sexuais está associada com um comportamentoassociativo, e não agressivo em ambos, o que por sua vez favorece a formação de pares de acasalamento entre pares sexuais monogâmicos.
A vasopresina parece ter um papel ativo no comportamento reprodutivo.Recentes evidências sugerem que a vasopressina pode promover um comportamento monogâmico e paternal em certas espécies monogâmicas. Além de promover a formação de um monogâmica e um compotamento "bravio de proteção" ou seja parece tornar os machos pais melhores, mais carinhosos e menos agressivos.
A ocitocina e a vasopresina foram apelidados de "hormônios do amor e da monogamia" na literatura popular, porém o significado desses peptídeos na sexualidade humana, nas relações amorosas e no comportamento parenteral ainda não foi bem definido cientificamente.E certamente possível que estes fascinantes peptídeos tenham um papel na promoção do amor monogâmico.
Pode-se ainda especular que a liberação simultânea de ocitocina por parceiros sexuais humanos, após a estimulação sexual e o orgasmo, seja responsável, pelo menos parcialmente, pelo brilho sensual e afetivo e pela deliciosa sensação de paz que se observa depois dos atos sexuais, especialmente os mais íntimos e apaixonados. A expressão facial e linguagem corporal de felicidade dos amantes saciados, que reflete este estado de flutuação e relaxamento após a relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário